Na noite desta quinta-feira (26), a FIBA confirmou o Flamengo entre as equipes brasileiras que disputarão a Champions League Americas – competição continental que dá acesso à Copa Intercontinental, o Mundial do basquete. Campeão em 2014, quando o torneio ainda se chamava Liga das Américas, e em 2021, na Nicarágua, o Flamengo entra no grupo C do torneio, com Boca Juniors, da Argentina, e Hebraica Macabi, do Uruguai, em busca do tri.
Esta será a quinta temporada da BCLA, que começa no dia 13 de dezembro e conta com 12 clubes separados em quatro grupos de três. Após todos se enfrentarem em casa e fora, os oito melhores avançam às quartas de final, onde disputam vagas na fase final da competição, que será disputada em abril de 2024. Guilherme Kroll, vice-presidente de Esportes Olímpicos do clube agradeceu Guy Peixoto, presidente da CBB, e mandou uma mensagem para a Nação Rubro-Negra.
“Gratidão eterna ao presidente da Confederação Brasileira de Basketball que viajou à Suíça para defender os interesses dos clubes brasileiros que corriam risco de não disputarem a temporada internacional. O Flamengo subiu o sarrafo do basquete brasileiro. Nosso investimento não é pontual. A Gestão Landim garante o Flamengo entre os favoritos em quaisquer competições que disputar. Nessa temporada, a diretoria montou um plantel repleto de astros internacionais. Ganhar a Champions League Américas é objetivo prioritário. A Nação quer o mundo de novo”, concluiu.