Depois de 11 rodadas, o Flamengo ocupa a incômoda 15ª posição na tabela de classificação do Brasileirão com os mesmos 12 do próximo adversário, o Cuiabá, que abre o Z4. E quando os resultados positivos não aparecem, é sinal de que alguma engrenagem da equipe não está funcionando. Isso fica muito evidente quando se olha os números do Mais Querido. Considerado um dos ataques mais letais do futebol sul-americano, o setor ofensivo da equipe rubro-negra é o quinto pior do Brasileirão até o momento.
O ataque do Flamengo anotou 11 gols em 11 jogos do Campeonato Brasileiro. Apenas Atlético-GO, Juventude, Cuiabá e Fortaleza tem ataques piores do que a equipe carioca. O time gáucho e o goiano fizeram 10 gols, cada. A equipe de Mato-Grosso balançou as redes 9 vezes e o Leão do Pici fez apenas 7 gols.
Além do Flamengo, Athletico-PR e América-MG também fizeram 11 gols em 11 partidas. Avaí também marcou 11 vezes, porém, em 10 jogos. Para comparar os números do Mais Querido com outro favorito ao título da competição, o líder Palmeiras balançou as redes adversárias 19 vezes, sendo o melhor ataque do Brasileirão.