in

Jornalista diz que clubes deveriam copiar o Flamengo – “Nunca vi nenhum fazer isso”

Divulgação / Flamengo
Continua após a publicidade..

O Flamengo tem estado em uma crescente desde 2013, quando Eduardo Bandeira de Melo assumiu a presidência do clube. Com uma dívida que ultrapassava os R$ 800 milhões de reais, o clube vivia uma situação caótica nas finanças com centenas de processos trabalhistas, falta de patrocinadores e pouca credibilidade entre os jogadores, que optavam por não vestir o “Manto Sagrado” do clube.

No entanto, nos últimos 8 anos, a situação mudou por completo. Com a dívida sob controle, um Centro de Treinamento de primeiro mundo, receitas e contratações milionárias o clube agora chama a atenção de atletas que atuam na Europa, agora sob o comando de Rodolfo Landim. Para o jornalista Celso Unzelte, os clubes brasileiros deveriam se espelhar no Flamengo.

“O Flamengo está na frente dos demais pela boa administração, saneamento das contas na hora certa. Vale lembrar que o torcedor Rubro-Negro pressionava por títulos quando tinha só a solitária Copa do Brasil. Lembra na administração do Bandeira quantos pressionavam, eu era abordado por torcedores do Flamengo do metrô que falavam: ‘Eu quero é titulo’, e eu falava: ‘Calma, meu filho que os títulos chegarão’. Essa cartilha o Flamengo seguiu muito bem, de uma maneira que nenhum outro clube do Brasil seguiu. O Palmeiras está em uma situação confortável por outros motivos, primeiro era o Paulo Nobre e depois a Crefisa. O Atlético-MG também tem lá o seu mecenato. Agora modelo de gestão de clube de futebol, me agrada muito esse do Flamengo. Essa sustentabilidade do Flamengo me agrada. O Flamengo fez um cronograma de primeiro enxugar tudo, tanto que as grandes conquistas nem vem na administração Bandeira, eu não sou um personalista do bandeirismo, não acho que o Bandeira é o salvador, mas aquela ideia é interessante, foi uma ideia da qual o Flamengo não abriu mão. Hoje o Flamengo sobra em campo porque lá trás prestou atenção nas planilhas que, sinceramente, até hoje no futebol brasileiro eu nunca vi nenhum outro clube fazer isso, nem antes e nem depois do Flamengo. É um modelo que eu gostaria de ver replicado em outros clubes no Brasil”, disse Celso Unzelte.

Flamengo distribui marmitas no Centro do Rio de Janeiro

Flamengo define aumento e Arrascaeta terá um dos maiores salários do elenco